Para quem se interessa por Ciência Política e Direito Internacional Público aqui fica uma notícia do Jornal "Expresso" (http://aeiou.expresso.pt/escravatura-barack-obama-sauda-resolucao-historica-do-senado=f521841)
Washington, 20 Jun (Lusa) - O presidente norte-americano Barack Obama classificou sexta-feira de "histórica" a resolução adoptada na véspera pelo Senado, que apresenta formalmente desculpas, em nome do povo americano, pela "escravidão e a segregação racial" para com os negros americanos.
"Os afro-americanos ajudaram a construir o nosso país pedra por pedra e contribuíram para o seu crescimento em todos os domínios, mesmo quando os direitos e as liberdades lhes eram recusadas", declarou Barack Obama, o primeiro presidente negro americano.
A declaração consta de um comunicado tornado público sexta-feira, dia da celebração anual do vida da escravatura nos Estados Unidos, em 1865, após a Guerra de Secessão.
O texto reconhece "a injustiça fundamental, a crueldade, a brutalidade e a desumanidade da escravatura" e das leis segregacionistas conhecidas por "Leis Jim Crow", que foram abolidas em 1964 pela Lei dos Direitos Cívicos, que interditaram todas as formas de discriminação nos lugares públicos.
A resolução - que deverá ser também adoptada pela Câmara dos Representantes - deixa, todavia, claro que não pode servir de base "a uma queixa contra os Estados Unidos".
HSF.
Lusa/fim
Hospitalizado
Há 4 anos
Nenhum comentário:
Postar um comentário